SUÍNO | 24/06/2015 às 00h00

Nova fêmea suina: mais leitões e carne com qualidade

O Dia de Campo na TV vai apresentar a evolução dos suínos light e do programa de melhoramento genético suíno da Embrapa. Desde o lançamento do primeiro suíno light, há 19 anos, naquela época a carne de porco era sinônimo de gordura. Hoje, a pesquisa aposta em produtos diferenciados – são animais que produzem uma carne com baixo teor de gordura e com valor agregado para que produtores possam atuar de maneira competitiva no mercado.

E a nova integrante da família suíno light é a fêmea MO25C, uma fêmea indicada para a produção de leitões e de carne diferenciada. A principal característica da carne dos cevados produzidos por matrizes MO25C está na suculência (marmoreio), percebida principalmente na fabricação de produtos curados, que não ficam tão secos. A carne também tem diferenças no sabor, maciez e na cor, um pouco mais vermelha que a carne industrial.

De acordo com o pesquisador Elsio Figueiredo, "essa opção de trazer a qualidade da carne pelo lado da fêmea é pouco explorada no Brasil. Geralmente, todas as linhas fêmeas são especializadas na produtividade de leitões. Esse foi um espaço que a Embrapa percebeu que poderia trazer benefícios para a produção de carne de qualidade, especialmente para produtores independentes e de pequenas integrações."

A escolha do nome MO25C está ligada ao cruzamento para o desenvolvimento da linhagem que foram usados suínos da raça moura, muito difundidos na região do sul do Brasil nas primeiras décadas do século passado, mas sem registros de origem. A preocupação dos pesquisadores durante o desenvolvimento da fêmea MO25C era atender um mercado cada vez mais exigente com a qualidade de carne in natura, mas também para uso nos sistemas de produção de carne industrializada como presunto, copa e salame.

O Dia de Campo na TV Nova fêmea suína: mais leitões e carne de qualidade foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) em parceria com a Embrapa Suinos e Aves (Concórdia/SC), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Fonte: Embrapa

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas