(67) 3341-2151 // (67) 3341-2696 Rua Raul Pires Barbosa, nº 116 - Miguel Couto CG-MS

HISTÓRIA

Começo dos anos 50: o governo do presidente Getúlio Vargas espalhava por todo o país a sua política sindical. Em todos os pontos, surgiam sindicatos assistidos pela administração Federal. Em Campo Grande, não foi diferente. Foi nesse período, que surgiu o Sindicato Rural de Campo Grande.

Na época, a entidade rural representativa era a Associação dos Criadores, atualmente a ACRISSUL. O Sindicato Rural de Campo Grande foi fundado em 26 de Junho de 1951, pela Associação dos Criadores; e, nos primeiros anos, a mesma diretoria cuidava das duas entidades.

A presidência dessa entidade estava no período sob responsabilidade do pecuarista Paulo Coelho Machado. Ele lembra que, nos primeiros dias de Junho de 1951, foi procurado pelo emissário do Ministério do Trabalho, Samuel Sabt, que lhe propôs a fundação do Sindicato.

Na década de 60, o Sindicato aumentou seu quadro de associados. Segundo o pecuarista Silvio Amado, no ano de 1964,houve uma campanha de filiação por determinação do Ministério do Trabalho.

Conseguiu-se cerca de cem sócios. Nos anos 70, o gabinete odontológico foi uma das grandes vitórias do Sindicato: o atendimento era feito aos associados e seus funcionários. No período, as aposentadorias para os trabalhadores rurais eram analisadas pelo Sindicato.

Um dos pontos importantes da trajetória do Sindicato foi a construção da sede, localizada na Rua Raul Pires Barbosa, 116 - Bairro Miguel Couto. A obra foi realizada na presidência de Wilson Verde Selva.

A inauguração ocorreu em 1981. O terreno foi doado pela Prefeitura de Campo Grande. Parte significativa do recurso usado na construção do prédio foi obtida através de um "livro de ouro".

O Sindicato Rural de Campo Grande participou de várias lutas; entre elas a organização da classe produtora na reivindicação de seus direitos na Constituinte de 1988.

Produtor, cadastre e receba novidades
Cadastre-se e receba novidades
Imprensa, cadastre e receba novidades
Cadastre-se e receba novidades