DIVERSOS | 20/12/2018 às 13h53

Mulheres programam evento agro para 8 de março de 2019

Empoderamento da mulher no agro acontecerá no Sindicato Rural de Campo Grande

 

Ao visualizarem eventos agro voltados às mulheres que têm mudado a realidade rural do Brasil, as agrônomas Priscilla de Castilhos e Carina Queiroz, criaram o “Empoderamento da mulher no agro”, evento que acontecerá pela primeira vez no dia 8 de março de 2019, na sede do Sindicato Rural de Campo Grande.

 Serão apresentados uma palestra e um caso de sucesso ao público, em sua maioria, feminino. “Mesmo que já aconteça outros eventos voltados à mulher do agro, nenhum teve o mesmo objetivo que o nosso”, destaca Priscilla ao sinalizar a intenção de reunir mulheres de Mato Grosso do Sul.

 

Segundo as organizadoras, apesar das evoluções positivas no meio agropecuário, outros aspectos ainda carecem de atenção, como o nível hierárquico dos cargos usualmente ocupados por mulheres no agronegócio. “Ao considerar o segmento dentro da porteira, apesar da evolução recente do número de mulheres que administram propriedades agropecuárias, o total de mulheres desempenhando essa atividade ainda é baixo: 15,31% em 2015”, diz Priscilla, ao lembrar que a participação feminina é mais acentuada em estabelecimentos ligados a atividades pecuárias.

 

 Para os demais segmentos (insumos, agroindústria e agrosserviços), a realidade se repete. Em 2015, a cada 10 dirigentes, apenas três eram mulheres. A mesma proporção é válida para os cargos de gerência. “Tais dados chamam a atenção para a persistência da desigualdade existente entre homens e mulheres quanto à ocupação de cargos de decisão em organizações, seja essa uma propriedade rural, agroindústria ou empresa prestadora de serviços – embora esse diferencial tenha se reduzido no período”, finaliza a organizadora ao justificar a criação do evento.

 

Texto: Diego Silva / Agro Agência e Assessoria

Foto: Reprodução

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas