HISTÓRIA

No começo dos anos 50 o Governo Getúlio Vargas espalhava por todo o país a sua política sindical. Em todos os pontos, surgiam sindicatos assistidos pela administração Federal. Em Campo Grande, não foi diferente, com a criação do Sindicato Rural de Campo Grande em 26 de junho de 1951.

 

Na época, a entidade rural representativa era a Associação dos Criadores, atualmente intitulada ACRISSUL. O Sindicato Rural de Campo Grande por eles e, nos primeiros anos, a mesma diretoria cuidava das duas entidades.

 

Na época a Acrissul era presidida pelo pecuarista Paulo Coelho Machado, que nos primeiros dias de junho de 1951, foi procurado pelo emissário do Ministério do Trabalho, Samuel Sabt, que lhe propôs a fundação do Sindicato.

 

Na década de 60, o Sindicato aumentou seu quadro de associados. Segundo o pecuarista Silvio Amado, em 1964,houve uma campanha de filiação por determinação do Ministério do Trabalho.

 

Conseguiu-se cerca de 100 sócios. Nos anos 70, o gabinete odontológico foi uma das grandes vitórias do Sindicato, com atendimento feito aos associados e funcionários. No período, as aposentadorias para os trabalhadores rurais eram analisadas pelo Sindicato.

 

Um dos pontos importantes da trajetória do Sindicato foi a construção da sede, localizada na Rua Raul Pires Barbosa, 116 - Bairro Miguel Couto. A obra foi realizada na presidência de Wilson Verde Selva.

 

A inauguração ocorreu em 1981 e o terreno doado pela Prefeitura de Campo Grande. Parte significativa do recurso usado na construção do prédio foi obtida através de um "livro de ouro".

 

O Sindicato Rural de Campo Grande participou de várias lutas;sendo parte integrando do crescimento e estruturação da socidade, entre elas a organização da classe produtora na reivindicação de seus direitos na Constituinte de 1988.