DIVERSOS | 16/09/2016 às 00h00

SRCG premia os TOP 10 do Leite

Os top 10 do Leite de 2016 foram anunciados no Sindicato Rural de Campo Grande, nesta quinta-feira (15), trazendo motivação ao setor. Lideranças e representantes de instituições rurais fizeram a entrega dos prêmios no auditório que estava lotado, com a presença de mais de 120 pessoas.

Nivaldo Sezerino, produtor de leite há cinco anos, comemorou a terceira posição. “Eu sinto prazer na atividade e eu acredito que um dia ela ainda vai ser mais lucrativa”, afirmou o TOP 3 desta edição. Na segunda colocação ficou a Agropastoril Ferreira Igi. “Tem que ter muito amor à arte para produzir, e é o que nós temos”, disse Wilson Igi, diretor da instituição.

Quem ficou com o certificado de Top 1 deste ano foi o produtor, Milton Insuela Pereira Júnior, com a maior produção em 2015. “Sem leite não há vida, é por isso que eu aposto na produção. A matéria-prima é mercado, é retorno financeiro, mas também é garantia de alimentação pra população”, completou. Juntos os 10 classificados produziram mais de 1 milhão e 700 mil litros de leite no ano passado.

Esta é a primeira edição do evento, organizada pelo Sindicato Rural de Campo Grande. O presidente, Ruy Fachini Filho, fez a abertura do evento: “O sindicato rural tem trabalhado incansavelmente para alavancar o setor. Nós já estivemos na décima produção do ranking e hoje ocupamos a décima quinta. Nós precisamos fomentar o setor e colocar o estado na posição que ele merece”, salientou.

O vice-presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Nilton Pickler, participou da premiação. “A atividade do leite é estratégica. Não só para o grande mas como para o pequeno produtor que consegue diversificar a renda. O produtor é um grande vencedor por buscar informação e ajudar a desenvolver o setor”.

O secretário adjunto da Sepaf – Secretaria de Produção e Agricultura Familiar, Jerônimo Alves, elogiou a iniciativa. “Eventos como este estimulam o produtor que está vivendo, neste momento, condições favoráveis”, afirmou.

Nos últimos noventa dias o preço do litro do leite no estado alcançou valores históricos. Julho fechou com alta de quase 50% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com dados do Conseleite MS. Wilson Igi registrou o orgulho de poder participar da premiação.  “Está é apenas a primeira edição. Daqui dez anos já teremos uma história de premiação para contar. É um passo importante para estimular e valorizar o nosso produtor de leite que tanto se empenha para buscar os melhores resultados”, afirmou.

“Nutrição é uma ciência, não é um ponto de vista”

A médica veterinária e doutora em nutrição animal pela Universidade Federal de Minas Gerais, Flávia Fontes, foi a palestrante da noite. Ela chamou atenção para a importância do leite na alimentação diária. Ela falou sobre os tabus criados em relação ao consumo dizendo que a “nutrição é uma ciência, não é um ponto de vista”, frase que costuma utilizar em suas palestras. A médica veterinária alerta que as pesquisas científicas trazem dados suficientes para mostrar a importância do leite no dia a dia da população.  Segundo ela, “achismos não tem lugar neste tipo de discussão. Nós temos que mostrar com base em dados de pesquisas sérias todos os benefícios que o leite traz para a saúde humana.”

 

O Julgamento

O julgamento foi feito na segunda-feira (12) por uma equipe de técnicos de várias instituições, como a OCB, Organização das Cooperativas do Brasil, Sistema Famasul e Sebrae. Foram utilizadas como critério de análise de produtividade as notas fiscais das inscrições estaduais de cada produtor.

 

A classificação do TOP 10 do Leite 2016 do Sindicato Rural de Campo Grande

 

1-            Milton Insuela Pereira Junior

2-            Agropastoril Ferreira Igi

3-            Nivaldo Sezerino

4-            Ronan Salgueiro

5-            Waldo Barbosa de Menezes

6-            Aurora Trefzger Cinato Real

7-            Jovani Batista da Silva

8-            Renato Prado Medrado

9-            Gentil Talgatti

10-         Alberto Penze Campanha

 

Os TOP 10 receberam certificados, um livro sobre a produção leiteira, uma miniatura de animal Girolando além e brindes de parceiros. Participaram do evento:  Rogério Beretta (Superintendente do Senar/MS), Rodney Guadagnin (superintendente do Funar e Câmara Setorial do Leite), João Vieira de Almeida Neto (presidente do CRMV-MS),  Marco Farias (gerente regional do Sebrae/MS), Renato Junio de Sousa Marcelino (OCB/MS) e Milena Nantes (Silems).

 Fonte: Assessoria de Imprensa do SRCG, Tarcisio Silveira 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas