SINDICAL | 02/05/2018

SRCG avalia suas atividades com o Programa Sindicato Forte

A coordenadora da Unidade Sindical do Sistema Famasul explica o programa

 

Foi com o objetivo principal de auxiliar os sindicatos rurais que nasceu, em 2013, o programa Sindicato Forte. É assim que a coordenadora da Unidade Sindical do Sistema Famasul, Ana Cecília de Freitas Pires Pereira, define a inciativa que pode transformar a realidade das instituições representativas do agronegócio em Mato Grosso do Sul.

 

“O programa Sindicato Forte foi implantado em 2013 em Mato Grosso do Sul, para fortalecer as bases municipais, de tal forma que a entidade consiga estabelecer ações que representem o produtor rural, obtendo uma boa relação e atendendo o que produtor necessita na sua base, dentro a sua especificidade”, reforça Ana Cecília.

 

A coordenadora da instituição participou da elaboração do Plano de Ação no Sindicato Rural de Campo Grande, sendo esta uma das ações do Programa Sindicato Forte. “A iniciativa propõe fortalecer e trabalhar uma relação efetiva entre representados e entidades”.

 

Segundo Ana Cecília, em 2017, o Sindicato Forte aplicou nos sindicatos rurais do Estado o IDS – Índice de Desenvolvimento Social, onde foi aplicado um relatório com questões referente a:  obrigação legal; atuação da instituição; gestão e prestação de serviço, onde as respostam incluíam: sim, não ou parcialmente. “Ao final da avaliação, ficou perceptível onde era preciso melhorar”.

 

“Agora [referindo-se à reunião do sindicato] será trabalhando o plano de ação, tendo como referência o resultado do IDS, que traz para entidade também, além dos pontos a melhorar, o perfil socioeconômico da cidade, assim como experiências exitosas de outros municípios.  Com isso, a entidade apresentar iniciativas”.

 

O sindicato rural, segundo a coordenadora, existe para representar o diretos dos representados e realizar o atendimento das demandas dos produtores rurais. “Não existe receita de bolo e sim um momento de reflexão e de repensar sua atuação. Se necessário, o presidente pode pedir um acompanhamento para analisar a viabilidade econômica e financeira do plano do ação”.

 

O instrutor do Senar/MS, Volmir Menegusso, um dos participantes da comissão que está elaborando o plano de ação do Sindicato Rural de Campo Grande, está otimista em relação à iniciativa local. “O foco é fortalecer o sindicato”.

 

Sobre o Sindicato Forte -  Capacitar, fortalecer representatividade e melhorar a prestação de serviço dos sindicatos, estes são alguns dos objetivos do Inovação Sindical, projeto de atualização do Sindicato Forte, organizado pela CNA – Confederação Nacional da Agricultura e o Senar BRASIL. O Inovação Sindical é a atualização do Programa do Sindicato Forte que, além dos projetos de Regularização Sindical e Indicadores de Desenvolvimento Sindical (IDS) existentes, amplia a representatividade sindical, regularização de sindicatos de produtores rurais junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, mapeamento de entidades para a criação de uma rede de sindicatos modelos no Brasil e criação da Escola de Gestão Sindical.

 

Em Mato Grosso do Sul, na primeira etapa do Programa Sindicato Forte foram capacitados dirigentes e colaboradores de 65 sindicatos rurais e quatro extensões de base. Na segunda fase, 63  sindicatos e 4 extensões de base, participaram da elaboração do planejamento estratégico e da aplicação dos IDS – Indicadores do Desenvolvimento Sindical.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas