DIVERSOS | 10/10/2017

Sindicato Rural de Campo Grande promove curso ‘Gestão de Custos e Riscos para Produtores Rurais’

Gestão da Propriedade Rural, Mercado Futuro e Seguro Agropecuário. Esses foram os principais temas abordados durante o curso ‘Gestão de Custos e Riscos para Produtores Rurais’, do programa de capacitação Campo Futuro realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (SENAR/MS), com o apoio do Sindicato Rural de Campo Grande.

A capacitação finalizou nesta terça-feira (10/10), com a participação de 17 pessoas. O curso foi dividido em três módulos com a carga horária de 40 horas, realizado nas dependências do sindicato rural e ministrado pelo engenheiro agrônomo, consultor em economia e gestão do agronegócio e instrutor do Senar/MS, Rui Gessi. “O ponto principal dessa capacitação é o empoderamento do produtor rural de ferramentas funcionais para gestão da propriedade”, afirma Rui.

Nos dias 28 e 29 de setembro foi o módulo 1 “Gestão da Propriedade” – os participantes calcularam o custo de produção, utilizando planilha específica do projeto, observando a administração da empresa rural e também discutiu sobre os conceitos de custos, depreciação e análises econômicas. Já nos dias 05 e 06 de outubro o módulo 2 “Derivativos” – tratou sobre os mercados futuros e de opções, como também calcular os riscos de preço, considerando as possibilidades de alta e queda de valores dos insumos.


E, por fim, nesta terça-feira (10), o módulo 3 “Seguro Rural” – foi abordado sobre como calcular e interpretar os riscos de produção, principalmente em relação às perdas decorrentes de fenômenos climáticos adversos ou de pragas e doenças através do Seguro Rural. “É uma capacitação que traz ao produtor o empoderamento do conhecimento, a transferência de conhecimento para poder gerir melhor o seu negócio. A turma foi excelente!”.


“Parabenizo ao Sindicato Rural de Campo Grande, Senar/MS e a Famasul por terem formado um grupo composto por produtores engajados no segmento agropecuário e também alguns consultores da área e profissionais que puderem ter a oportunidade de criar um ambiente muito rico em trocas tanto daquilo que vem praticando na sua propriedade, evoluindo na política de gestão de negócio, quanto aqueles mais novos na atividade que estão podendo trazer novas vertentes e fizemos um ambiente muito rico em trocas em sala de aula”, acrescenta instrutor.

Para a produtora rural, Marta Denise Carriço Garcia, a capacitação alavanca cada vez mais no mercado. “O curso é uma ferramenta para tomada de decisão entre o planejamento e futuro para a minha propriedade. Com esse levantamento de campo eu vou tomar a decisão do que fazer. Tudo isso é instrumento, através dos dados e das planilhas terei um panorama da tomada de decisão a ser feita com um planejamento de no mínimo 1 ano”, afirma produtora.

 

Já o produtor rural, Rodrigo Gueno, acredita que o curso chegou em um momento muito oportuno para tratar da pecuária como negócio. “Discutimos não só as questões de informação de preço, custos e como planilhar isso tudo. Foi muito válido, saímos daqui com uma ponte que vai nos ajudar a ganhar velocidade nessa evolução que a pecuária precisa”, pontua Rodrigo.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SRCG - Polyana Dittmar

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas