DIVERSOS | 06/10/2017

Senadores e produtores pedem mais acesso a tecnologias no campo

Em audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal, senadores, produtores e autoridades defenderam políticas específicas para incentivar a oferta de veterinários e agrônomos e facilitar o acesso às novas pesquisas e tecnologias no campo, como sementes, equipamentos e adubos.

Representantes da Organização das Cooperativas (OCB) também participaram dos debates, reforçando a importância do modelo cooperativista tanto no fomento ao desenvolvimento de novas tecnologias quanto na transferência e difusão de conhecimento aos produtores rurais cooperados.

O analista técnico e econômico da OCB, João José Prieto, explicou que as cooperativas agropecuárias brasileiras congregam mais de oito mil profissionais de assistência técnica, integrados ao seu quadro de colaboradores. “Além do cooperativismo agropecuário, cabe destaque também às cooperativas de trabalho formadas por profissionais que atuam com assistência técnica extensão rural, auxiliando na ampliação da disseminação do conhecimento no campo”, destaca, comentando que esses técnicos, por meio de suas cooperativas de origem, são responsáveis pela realização de algumas das principais feiras tecnológicas realizadas no país.

O presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Valmisoney Jardim, destacou a atuação conjunta da agência com a Embrapa, mas lamentou que muitos avanços ainda não chegam aos pequenos e médios produtores.

Os senadores também destacaram que a modernização no campo ajuda a aumentar a produção de alimentos e a renda dos trabalhadores. A senadora Ana Amélia (PP-RS) destacou a importância das novas tecnologias nas lavouras e nos rebanhos.

Fonte: Agência Senado

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas