PECUÁRIA | 20/06/2016 às 00h00

Sedesc amplia ações visando aumento da produção em Campo Grande

Tendo em vista o fato de a pecuária bovina de Campo Grande ter hoje o maior peso entre as atividades econômicas locais, a prefeitura vem ampliando suas ações na área rural do município.

Esse trabalho é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e do Agronegócio (Sedesc),que até o mês passado tinha como titular Dharleng Campos de Oliveira, atualmente ocupando o cargo de Assessora Especial do município.

Para se ter uma ideia da importância do agronegócio para o município, basta ver os números: as vendas de carne bovina representam,praticamente, metade das exportações da Capital e as pastagens correspondem a quase 70% da área rural do município.

Para atender esse segmento, Dharleng Campos destaca que uma das ações realizadas pela prefeitura é a recuperação das estradas vicinais.

“Em 2013 demos início a esse projeto, promovendo cascalhamento e patrolamento. Nós tínhamos uma máquina niveladora que veio do governo federal especificamente para atender a área rural. Infelizmente,com a saída do prefeito AlcidesBernal, em 2014 e 2015 esse trabalho foi suspenso”, argumentou.

Por conta disso, a prefeitura tenta hoje recuperar o tempo perdido. “Quando as estradas ficam sem manutenção, exigem trabalho redobrado quando de sua recuperação. Com o apoio da Secretaria de Obras estamos utilizando outras máquinas para poder atender a demanda, contribuindo,dessa forma, com a manutenção e ampliação desses índices bastante positivos da produção rural local”, ressaltou Dharleng Campos.

Outro importante foco da Sedesc é a agricultura familiar, o pequeno produtor. Para atender esse segmento,conforme explicou a ex-secretária, a Sedesc disponibiliza patrulhas mecanizadas que operam nos assentamos e nas demais propriedades rurais para que o produtor possa manter o bom andamento de sua produção.

“Disponibilizamos tratoristas capacitados para preparar a terra. São 18 patrulhas distribuídas nas mais de 22 áreas rurais que hoje atendemos. Também disponibilizamos nossos técnicos, como engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas que estão constantemente em contato com esses produtores orientando-os sobre o que pode ser produzido, o que é mais comercializado”, informou.

Uma das iniciativas retomadas pela Sedesc é o incentivo à produção de hortaliças de forma orgânica, sem o uso de qualquer tipo de agrotóxico.

Ônibus dos orgânicos é reativado

Para dar condições de os produtores venderem as verduras, legumes e folhosas produzidas, a prefeitura reativou o ônibus dos produtos orgânicos.

“Hoje o programa está sediado no Santuário da Igreja Perpétuo Socorro, na Avenida Afonso Pena, às quartas-feiras, das 6h às 15h, com excelentes resultados. Anteriormente, devido à baixa produção, a comercialização ocorria das 6h às 10h, mas com o aumento da produção, o horário foi estendido até as 15h.

A idéia é levar o ônibus a outros bairros, de acordo com o aumento da produção”, disse Dharleng Campos. No local, segundo a ex-secretária, passam todas as quartas-feiras cerca de 22 mil pessoas, que formam uma extensa fila para adquirir os produtos orgânicos.

Fonte: Edir Viégas/ Sindicato Rural de Campo Grande

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas