RECEITA | 21/07/2016 às 00h00

Reinaldo anuncia R$ 2,7 bilhões para logística de Mato Grosso do Sul

O Governo do Estado prepara um pacote de investimentos em infraestrutura de aproximadamente R$ 2,7 bilhões para melhorar a logística de Mato Grosso do Sul. O anúncio do investimento foi feito pelo governador Reinaldo Azambuja nesta quarta-feira (20), durante a abertura do Circuito InterCorte em Campo Grande – evento itinerante que debate a cadeia produtiva da carne nos principais polos de produção pecuária do Brasil.

Segundo o governador, o programa será lançado nas próximas semanas. Ele adiantou que a intenção é fortalecer os ramais rodoviários, hidroviários e ferroviários de Mato Grosso do Sul. “Vamos melhorar nossa logística para aumentar muito a competitividade dos nossos setores produtivos”, falou.

Durante a abertura do Circuito InterCorte em Campo Grande, Reinaldo ainda destacou ações do Governo do Estado que impactam de forma positiva a produção agropecuária sul-mato-grossense. Entre elas o lançamento do Programa Terra Boa, que promove a recuperação de pastagens degradadas para a produção, e a adesão do Estado ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), que dá a possibilidade de produtos de Mato Grosso do Sul serem comercializados em todo o País.

Sobre o InterCorte, Reinaldo falou  da importância do evento que debate a cadeia produtiva da carne de ponta a ponta, “fortalecendo o elo do Brasil real, da pecuária, que tem se desenvolvido e feito a economia do País crescer, diferente de outros setores”.

InterCorte e Beef Week

O Circuito InterCorte é a versão itinerante da InterCorte que percorre desde 2012 os principais polos de produção de carne no Brasil para levar informação, discussão e tecnologia aos produtores. O evento é composto por um workshop que discute em dois dias o tema “Pecuária de ponta a ponta – Tecnologia, Genética, Fazenda, Frigorífico, Distribuição, Mercado e Consumidor”, aprofundado por importantes especialistas, que debatem com o público presente, formado em média por 90% de pecuaristas. Os participantes conferem ainda as novidades tecnológicas apresentadas por empresas de referência do setor que participam da feira de negócios que compõe o evento.

Está é a quinta vez que Campo Grande recebe o InterCorte. Neste ano, o diferencial vem com a realização da 1º Beef Week na Capital sul-mato-grossense – movimento de coordenação de cadeia produtiva da carne bovina que tem como objetivo aumentar a percepção dos centros urbanos e dos consumidores em relação à qualidade e origem da carne brasileira.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Maurício Saito, a união dos dois eventos representa toda a cadeia da carne, da produção ao consumidor final. Ele ainda destacou a importância dos debates para Mato Grosso do Sul, que aumentou a exportação de carne bovina in natura em 7,2% na comparação do primeiro semestre de 2016 com o mesmo período do ano passado.

Também participaram do evento os secretários de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, e de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Renato Roscoe; o presidente do Sistema Fecomércio, Edison Araújo; e o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurante em Mato Grosso do Sul (Abrasel/MS), Juliano Battistel Kamm Wertheimer, além de outras autoridades.

Fonte:  Bruno Chaves/Governo do Estado

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas