DIVERSOS | 14/07/2016 às 00h00

Projeto Biomas Pantanal é replanejado em Mato Grosso do Sul

“O Projeto Biomas no Pantanal visa apresentar ao produtor rural alternativas para utilização da propriedade com enfoque no plantio de árvores, tanto para fins de preservação e conservação como para fins de comercialização”. A afirmação foi feita pela coordenadora executiva da iniciativa, pela CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Claudia Rabello, durante uma reunião realizada na última terça-feira, na sede do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS.

Durante o encontro, cujo propósito foi estudar o replanejamento do Projeto Biomas, Cláudia falou da importância da preservação aliada à produção para o bioma sul-mato-grossense. “Queremos mostrar como o produtor pode usar a árvore para atender as regras do Novo Código Florestal ou para atender suas demandas. Além disso, o produtor vai ver o retorno econômico disso”.

Para a consultora técnica do Sistema Famasul, Daniele Coelho, o papel da instituição nesta nova fase do projeto é fundamental para aproximar a ciência ao setor produtivo de forma direta. “Pretendemos levar toda essa bagagem de pesquisa, tecnologia e estudo de viabilidade para os produtores rurais e assim otimizar tanto a preservação como a produção deste bioma tão particular do nosso Estado. Tratam-se de alternativas tanto de educação ambiental como de exploração sustentável dessa região”.

Para a pesquisadora da Embrapa Pantanal – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e coordenadora regional do Projeto Biomas, Cátia Urbanetz, a tendência é de intensificação das ações em 2016. “Atuamos com pesquisas voltadas para recuperação de áreas de pastagens degradadas usando espécies de pastagens nativas e exóticas e também com arbóreas nativas voltadas para utilização de madeira nas propriedades, além de ajudar com a reserva legal e de recuperação de áreas de preservação permanente”.

Segundo o professor da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, membro do comitê gestor regional do projeto, Norton Hayd Rego, há um caminho a ser percorrido para que o planejamento funcione e a pesquisa científica chegue ao homem do campo. “Estamos testando dez espécies nativas do pantanal e este trabalho já tem resultado. Agora podemos fazer a melhor indicação de espécies que se adaptaram melhor ao bioma”, ressaltou.

Saiba mais – O projeto de pesquisa realizado em parceria entre a CNA e a Embrapa nos 6 biomas brasileiros, com a missão de apresentar aos produtores rurais modelos de uso da árvore com fins econômicos e ambientais.

Para isso, são pesquisadas formas de uso da árvore, seja em Áreas de Preservação Permanente - APP, Área de Reserva Legal - ARL, ou mesmo em Áreas de Sistemas Produtivos – ASP. Os resultados de pesquisa poderão contribuir para futuras discussões visando ao aprimoramento da legislação ambiental brasileira.

Fonte: Ana Brito/Famasul

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas