DIVERSOS | 31/01/2017 às 00h00

Primeira fase do Mercado Escola deverá ser concluída até o fim deste ano

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) será a primeira universidade do mundo a possuir um Centro de Estudos e Comercialização da Produção Orgânica e Agroecológica da Agricultura Familiar em Mato Grosso do Sul: o Mercado Escola. Esse projeto tem como objetivo ampliar o acesso e a organização da cadeia produtiva de agricultura familiar pelas famílias atendidas pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFMS (ICTP-UFMS).

Para celebrar a consolidação do Mercado Escola, foi realizada na tarde de ontem (30), uma cerimônia que recebeu deputados, prefeitos de cidades do interior como Maracaju e Corguinho, parceiros do Projeto, além de líderes de movimentos sociais.  O projeto será custeado com recursos de emendas parlamentares, dos quais R$2 milhões já estão garantidos, já o restante virá da contrapartida do Governo do Estado e demais parceiros. A obra de 2.500 metros quadrados será iniciada no primeiro semestre de 2017, na área de estacionamento do Estádio Morenão, ao lado do Ginásio Moreninho, no câmpus da UFMS na Capital.

De acordo com o Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, a universidade está empenhada para que a Agricultura Familiar avance. “O Mercado vai escoar a produção agrícola das famílias vinculadas à ITCP-UFMS e também irá fomentar a economia solidária. Ele também irá ajudar na transmissão de tecnologia e conhecimento para os produtores, auxiliando-os na melhoria de suas práticas produtivas e organização da cadeia como um todo”, argumentou.

No projeto do Mercado Escola, além da comercialização dos produtos, nos 28 boxes de venda que serão montados, o espaço desenvolverá atividades voltadas à educação e pesquisa com intuito de ensinar boas práticas. Na parte superior do prédio, serão instalados laboratórios que subsidiarão estudos para aprimorar as técnicas de cultivo e transformação dos produtos.

O Reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, destacou a importância do projeto do Mercado Escola para a universidade. “Eu acredito que a educação, a ciência, a tecnologia e a inovação devem estar integradas à agricultura familiar, pois dessa forma poderemos formar e qualificar melhor os produtores para que eles gerem mais renda.  O que desejamos com o Mercado Escola é ajudar as famílias que trabalham com agricultura familiar a se desenvolverem mais. Queremos transformar realidades a partir do conhecimento que existe na Universidade. Esse é o papel da Universidade pública e gratuita”, comentou o Reitor.

O projeto do Mercado Escola segue a linha de pensamento do programa da ITCP-UFMS, prevendo a instalação e uso de tecnologias ambientais e sustentáveis como energia solar, biodigestor e reuso da água. A primeira fase de sua execução deverá estar concluída no fim deste ano, possibilitando o funcionamento do Mercado já em 2018.

Fonte: SRCG com UFMS

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas