PECUÁRIA | 02/05/2016 às 00h00

Palestrantes de Portugal e Holanda participarão do 19º Encontro do Leite

A 19ª edição do Encontro Técnico do Leite terá a participação de cinco palestrantes no dia 3 de junho no Sindicato Rural de Campo Grande. Dois deles, inclusive, são de fora do Brasil, e vieram da Holanda e de Portugal para o evento, que desta vez tem como destaque “O planejamento nutricional para o invento”.

Programação

A abertura do ciclo de palestras será feita pelo holandês Dick van den Hengel. Ele é graduado em Ciência Animal e Economia Rural pela Universidade de Wageningen e possui mestrado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade de Tilburg, além de ter em seu currículo a TIAS - Escola de Negócios Nimbas Profissional do Agronegócio com experiência em Gerenciamento de Desenvolvimento de Novos Produtos, Vendas Marketing e Produção de Alimentos para Ruminantes.  A palestra de Dick começará as 8 horas com o tema “Impacto da Qualidade do Volumoso na Produção do Leite”.

Em seguida, é a vez do palestrante de Luiz Manuel Ferreira Queirós, de Portugal, falar aos produtores as 10 horas. Luiz é engenheiro agrário, licenciado pela Escola Superior Agrária de Coimbra, além de ser mestre em Produção e Nutrição Animal pela Universidade Técnica de Lisboa. Hoje ele atua como diretor técnico da Lallemand Animal Nutrition. Ele discorrerá sobre o seguinte assunto: “Produção e Avaliação da Qualidade da Silagem de Milho”, a partir das 10 horas.

Na parte da tarde, a partir das 13h30, é a vez de João Ricardo Alves Pereira, professor adjunto do Departamento de Zootecnia da Universidade de Ponta Grossa, no Paraná.  João é graduado em Zootecnia pela Unesp/Jaboticabal e mestre em Nutrição Animal e Pastagem pela Esalq/USP e doutor em Produção Animal. Ele também é consultor de empresas. João fará uma apresentação com o tema: “Produção de Silagem Pré-secada com Forrageiras Tropicais”.

Ainda na programação está incluída palestra sobre “Adubação Estratégica para Aumentar a Produção de Pasto no Inverno”, com início as 15 horas. Quem discorrerá sobre o tema é o zootecnista com mestrado e doutorado em Ciência Animal e Pastagem pela Esalq/USP, Carlos Eduardo Oltramari. Há um ano ele é gerente nacional de Produtos de Produção Animal na Timac Agro.

O último a palestrar no encontro, às 16 horas, será Marcelo Guimarães, com o mote “Cana-de-açúcar na Nutrição de Vacas em Lactação”. Marcelo é médico veterinário formado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Atualmente ele é assistente técnico comercial da Tortuga/DSM. Ao final das palestras haverá debates.

“Buscamos neste evento evidenciar a importância do uso das ferramentas de gestão para a atividade leiteira, difundir tecnologias e conhecimentos acessíveis aos produtores para aumentar a eficiência na produção leiteira”, comenta Wilson Igi, presidente do Departamento do Leite do Sindicato Rural.

Haverá ainda a participação do também médico veterinário com experiência em pecuária de leite nos Estados Unidos e na Nova Zelândia, Rodney Guadagnin Santos. O profissional atua como analista de pecuária do Sistema Famasul e como coordenador da Câmara Setorial da Cadeira Produtiva do Leite de Mato Grosso do Sul.

Atualmente o Estado ocupa a 13ª posição no ranking nacional da produção do leite, com um rebanho de 529 mil vacas e uma produção de 988 litros de leite por vaca ao ano.

Inscrições para o evento e outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 67 3341-2151

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas