DIVERSOS | 22/01/2019 às 15h54

O potencial da suinocultura sul-matogrossense

A suinocultura tem crescido no estado do Mato Grosso do Sul. Conforme dados da Embrapa suínos e aves em 2017 foram produzidas 148 mil toneladas da proteína, o que representa quase 4% da produção nacional. O novo presidente da Associação Sul-Matogrossense de suinocultores (Asumas), Alessandro Henrique da Silva Boigues, explica que 69,45% da produção é integrada ou parceria e os outros 30,55% composta por produção independente. “Atualmente nosso setor vem se recuperando e mostrando boas perspectivas para o futuro!”, completa.

 

Boigues assumiu a Associação em novembro de 2018, e para ele o principal objetivo de sua gestão é atrair novos investidores para o setor no estado. “Temos como compromisso maior para este mandato, dar continuidade ao excelente trabalho feito pela gestão anterior, aproximar cada vez mais nosso produtor a associação, trabalhar com muito foco nas associações regionais, dar todo suporte aos produtores independente, principalmente junto aos órgãos diretamente ligados ao governo e fazer um grande trabalho de divulgação do estado de MS para atrair novos investidores”, explica.

 

Uma das primeiras ações frente a associação foi realizar reuniões com as associações regionais para entender as demandas “Estamos trabalhando junto ao governo para que a nova forma de incentivo à produção de suínos de nosso estado seja colocada em prática”.

 

O Estado do MS é o terceiro maior produtor de milho, o que ajuda no custo do produtor, o desafio agora é melhorar a logística para escoamento da produção.  Boigues explica que mesmo tão próximo aos insumos, a suinocultura no estado, ainda não é tão expressiva devido ao estado ser novo, visto que só foi reconhecido como estado independente no final de 1977. “E fácil entender por que não temos ainda a expressão e o tamanho que merecemos, nosso estado é novo, temos uma suinocultura muito nova e também temos muitos desafios de confiança sanitária, isso não permite com q investidores tenham a segurança para produção. Mas com a aplicação do PNEFA acredito q mudará muito a visão para se produzir suínos no MS”, finaliza.

 

Boigues ressalta ainda que o estado possui os melhores índices de produtividade segundo a empresa Agriness, e isso se deve ao empenho do setor produtivo. “Em nosso estado temos uma gestão muito competente, tanto dos produtores, das indústrias e suas respectivas equipes quanto também uma grande participação do governo, o que nos permite ter uma produção profissional e sustentável” completa.

 

Fonte: Suinocultura Industrial 
Foto:COOASGO

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas