MEIO AMBIENTE | 05/05/2018

Mais Inovação: Pecuaristas de Campo Grande e região podem solicitar assistência técnica até o fim de maio

Os interessados devem entrar em contato com o Sindicato Rural de Campo Grande

O programa de Assistência Técnica e Gerencial, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, deverá ampliar o atendimento aos produtores rurais de Campo Grande do Mais Inovação. A previsão, segundo o coordenador da vertente, Nivaldo Passos, é que sejam criadas mais três turmas no município. Os pecuaristas interessados em receber assistência técnica em suas propriedades têm até 31 de maio para buscar uma vaga junto ao Sindicato Rural de Campo Grande.

O Mais Inovação iniciou em Mato Grosso do Sul desde 2012 e  atua na inserção de inovação tecnológica no campo, nas diversas áreas dos conhecimentos voltados à produção, focando sempre no resultado, através de orientações na aptidão de uso do solo, oportunidades de produção e gestão.

“Nosso foco é melhorar a produtividade das propriedades assistidas por intermédio das boas práticas de produção, tais como renovação ou recuperação de pastagens, implantação de sistema de integração lavoura-pecuária, além das questões gerenciais; assim as propriedades tornam-se mais competitivas e com melhores resultados produtivos e econômicos”, explica o coordenador do programa Mais Inovação, Nivaldo Junior.

Em Campo Grande, são 21 produtores rurais atendidos pela iniciativa que, em todo o Estado, abrange 198 produtores, em 18 municípios.

Nivaldo explica que, este ano, umas das inovações implantadas foi a gestão das propriedades através da capacitação do Campo Futuro e a planilha gerencial. Nesse ciclo foram inovadas 11.560 hectares (recuperação de pastagens degradadas, renovação de pastagem, integração lavoura pecuária e integração lavoura pecuária e florestas), isso representa que 8,61% do tamanho total das propriedades, realizaram inovações, após a implementação das tecnologias produção, aumentou a produção de 3,11 @/ha/ano, para 6,29 @/ha/ano.

O atendimento que dura cerca de 1 ano, podendo ser renovado, inclui as seguintes etapas:

- Capacitação gerencial do Campo Futuro (40 horas) e planilha de gerenciamento;

- Diagnóstico social ambiental e produtivo, e coleta de solo;

- Preenchimento abas (planilha campo futuro);

- Elaboração do projeto técnico;

- Acompanhamento do projeto e atualização da planilha gerencial;

- Preenchimento guia de indicadores de pecuária sustentável;

- Fichas de consultorias mensais.

- Apresentação de resultados do indicadores gerenciais.

 

Para mais informações e demonstrar interesse, o pecuarista deve entrar em contato com o Renan, do Sindicato Rural de Campo Grande: (67) 9 9989-6145

Fonte: Diego Silva - Agro A Assessoria

Foto: Sistema Famasul

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas