DIVERSOS | 04/06/2019 às 15h07

Encontro Técnico reúne produtores de leite no dia 7 de junho

A comercialização de leite em Mato Grosso do Sul e seus desafios será tema do 22° Encontro Técnico do Leite, no dia 7 de junho de 2019. Com expectativas de reunir produtores de todo o Estado, além de uma comitiva do Ceará, o dia será inteiro dedicado a discutir os gargalos da cadeia produtiva e formas de retomar o crescimento na produção da proteína.

 

A produção leiteira estadual despencou 83% nos últimos quatro anos, passando de 364 milhões de litros em 2014 para 198 milhões de litros em 2018, reflexo do descontentamento de muitos produtores que acabam deixando a atividade, por não conseguirem equilibrar os custos de produção com o lucro das vendas. 

 

Diretor do Sindicato Rural de Campo Grande e presidente do Conseleite (Conselho Estadual de Leite), Wilson Igi, afirma que atualmente o “leite é um produto em extinção em Mato Grosso do Sul”. E, justamente, para evitar que a situação piore ainda mais, a discussão séria e comprometida sobre o assunto se faz necessária. 

 

“A maior parte dos produtores, quase 100% deles não vende o leite, apenas entrega, porque só recebe no mês seguinte, quando vai saber o valor pelo qual vendeu o produto. Por isso esse tema é pertinente, para auxiliar o produtor a saber qual o verdadeiro custo de produção e por quanto que tem que vender para ter lucro. Esse é um dos principais motivos para os produtores deixarem a atividade”, afirma Igi.

 

De acordo com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), a produção de leite em Mato Grosso do Sul caiu 13,27% nos dois primeiros meses deste ano, em comparação ao mesmo período de 2018. Foram 35,7 milhões de litros de leite neste ano, enquanto 41,2 milhões foram captados no mesmo período de 2018.

 

No ano passado, a 21ª edição do Encontro Técnico do Leite reuniu 700 produtores rurais de 30 municípios do Estado. O presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Alessandro Coelho, afirma que a entidade se preocupa em estar atenta às demandas do agronegócio e auxiliar o produtor em aumentar a produtividade e rentabilidade de suas culturas. 

 

“Sabemos dos gargalos que o produtor de leite passa diariamente para se manter na atividade e, por isso, buscamos ampliar as discussões, integrar o produtor com a indústria, para que juntos, consigamos avançar em busca de melhores resultados para toda a cadeia”, afirma o presidente.

 

Conexão MS e Ceará

Produtores rurais ligados ao Sindicato Rural de Campo Grande criaram um grupo de troca de experiências com produtores de Leite de Fortaleza, Ceará, via internet. Motivados pelas informações, um grupo virá a Campo Grande para o Encontro Técnico e visita a propriedades regionais. 

 

Nos dias 8 e 9, pós encontro técnico, a equipe fará um tour técnico. No sábado a programação é conhecer uma fazenda de cria de girolando e outra de gersey e queijo artesanal. Já no domingo, a equipe deve visitar a Fazenda Engenho, do produtor Laucídio Coelho Neto e a Sapé Agro, onde foi implantado o sistema de produção de leite de Cross Ventilation, onde os animais estão confinados num galpão de 5 mil metros², com ventilação cruzada e temperatura de 18°C e ordenha robotizada. 

 

Serviço: O 22° Encontro Técnico do Leite, será realizado no dia 7 de junho, no Sindicato Rural de Campo Grande, das 7h30 às 17h. O evento conta com o patrocínio da OCB, Sistema Famasul e Senar e apoio do MNP (Movimento Nacional de Produtores).

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas