PECUÁRIA | 01/09/2018

Encontro Técnico do Leite reúne 700 produtores em dia de capacitações

O fim de agosto foi marcado pelo 21º Encontro Técnico do Leite, realizado em Campo Grande pelo Sindicato Rural de Campo Grande em parceria com a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Associação dos Criadores de MS, que reuniu 700 pessoas entre produtores, técnicos e autoridades.

 

O presidente do Sindicato Rural, Ruy Fachini, disse saber dos desafios e dificuldades enfrentados pelos produtores de leite atualmente. “A ideia é trazer produtores de todo o Estado para discutir raça, genética e sistemas de produção para que ele possa se sentir mais seguro na tomada de decisão, que consiga trazer algo que vá impactar positivamente no seu negócio”.

 

Lembrou ainda que um dos desafios é a qualidade do leite. “Em Mato Grosso do Sul a maioria produz menos de 100 litros de leite por dia, mas para cobrir os custos e se manter na atividade o ideal é que a produção chegue a 300 litros/dia. Sabemos que através dessas ações vamos conseguir ajudar esses produtores, levando gestão à propriedade rural”.

 

A deputada federal Tereza Cristina, disse que é necessário encontrar uma política de Estado para o setor leiteiro. “Não é uma coisa simples, os problemas são pontuais, mas precisamos de um olhar do setor público para uma política maior, apostar nesse segmento e fazer com que ele seja forte no agronegócio. São vários gargalos e variantes, mas precisamos encontrar formas de fazer com que o leite também seja uma atividade pujante como o resto da agropecuária”.

 

Ela disse ainda que fez um projeto de lei para que todos os produtos só sejam considerados lácteos se de fato tiverem origem animal, excluindo os chamados “leites” de coco, amêndoa, entre outros.

 

Superintendente de Produção e Agricultura Familiar do Governo do Estado, Rogério Beretta falou das ações realizadas pelo Governo para atender as necessidades do setor, entre elas uma parceria com o Sebrae, Senai, Senar e Agraer, para elaboração de um estudo para padronizar o queijo caipira.

 

“Fomentamos o aumento do consumo do leite no Estado, incentivando que a cooperativas participem das licitações do poder público e garantam vazão de sua produção, fornecendo para escolas e outros órgãos. Apresentamos solução para problemas tributários, como a desoneração do leite spot e fizemos a adequação da pauta fiscal da mussarela e do leite, tornando ela mais justa para os laticínios do Estado”, disse Beretta. 

 

Agro Agência Assessoria

(67) 9 8124-1363

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas