DIVERSOS | 14/08/2018

Encontro abordará tecnologia, manejo e melhoramento genético

A pecuária de leite em Mato Grosso do Sul tem passado por diversos obstáculos tantos no quesito produção, como rentabilidade. O caminho para uma mudança desse cenário está na profissionalização e no empreendedorismo do produtor rural.

 

Para proporcionar aos produtores rurais de Mato Grosso do Sul acesso a informações relevantes de tecnologia, manejo e melhoramento genético, será realizado no dia 31 de agosto, em Campo Grande, a 21ª edição do Encontro Técnico do Leite.

 

 O evento é uma realização do Sindicato Rural de Campo Grande, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e da Acrissul – Associação dos Criadores de Gado de Mato Grosso do Sul. O evento acontecerá durante a Expo MS 2018, no Parque de Exposição Laucídio Coelho.

 

  A programação inicia-se às 7h e terá palestras com especialistas renomados, como o coordenador do Programa Nacional de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro, André Rabelo Fernandes; do diretor-secretário da Associação Brasileira dos Criadores de Sindi, Arthur Abdon Targino; do presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite, Geraldo Borges; do diretor-técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, José Renato Chiari; entre outros.

 

 Para o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Ruy Fachini Filho, o evento vai oportunizar aos produtores leiteiros uma oportunidade de obter dados e informações que podem trazer ao seu negócio opções de raças.

 

 “Sindi, Girolando, Gir Leiteiro, são essas algumas das raças que serão conhecidas de perto pelos produtores de Mato Grosso do Sul, eles poderão escolher o que se adequa a sua propriedade e tirar dúvidas. Esse tipo de evento muda a ótica do criador”, comenta Ruy.

 

 Segundo o presidente, o produtor rural do estado que investe em leite precisa de políticas públicas direcionadas. “Não estamos mais na época em que leite era uma atividade secundária e praticamente de subsistência. Precisamos caminhar para transformar nosso estado em referência de produção, para isso, nossos representantes políticos precisam intervir de forma positiva para ajudar o setor”.

 

 O estado de MS ocupa a 17ª posição no ranking nacional, com 74,5 milhões de litros de leite produzidos no primeiro quadrimestre deste ano.  No município de Campo Grande, onde será realizado o evento, a produção é a 7ª maior de Mato Grosso do Sul, com aproximadamente 10,5 milhões de litros.

 

 Para o presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, o Encontro oportunizará aos produtores de leite de Mato Grosso do Sul conhecimentos consistentes sobre tecnologia e genética. "Por trazer informações atualizadas das principais raças bovinas de leite, o evento será uma importante contribuição para o aumento da eficiência produtiva na atividade, o que, consequentemente, ajudará na elevação do desempenho rural e na maior rentabilidade do setor”.

 

 Saito complementa destacando que em Mato Grosso do Sul os produtores rurais vêm buscando novas técnicas que ajudem a diminuir os gastos com a atividade e, ainda, aumentem a produtividade, por meio da ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. “Neste ano, estamos em 34 municípios com, aproximadamente, 600 propriedades atendidas pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS. Com o Mais Leite, nossa produção ao longo de 2018 é de 11 milhões de litros de leite. É uma iniciativa que proporciona a profissionalização desses produtores rurais”.

 

 Para o presidente da Acrissul, Jonatan Pereira Barbosa, a associação pretende incluir definitivamente a pecuária leiteira na agenda da ExpoMS Rural. "Eventos como o Encontro Técnico do Leite são benvindos, porque promovem difusão de tecnologias, facilitam a troca de experiências entre produtores e, ainda, este ano, irá proporcionar oportunidade de aquisição de matrizes e reprodutores através de parcerias com a própria ABCZ".

  

Confira a programação completa do evento:

 

Programação 21º Encontro Técnico do Leite - Dia 01/06/2018

   Horário

Palestras

7h00

Entrega de Material

7h30

Abertura

8h00

Palestra: “Gir Leiteiro: Produz Carne, Leite e Girolando”

André Rabelo Fernandes – Coordenador do Programa Nacional de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro

8h50

Debate

9h00

Milk Break

9h30

Palestra: “Atributos da Raça Jersey para o Futuro da Produção de Leite”.

Marcelo de Paula Xavier – Presidente da Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil

10h20

Debate

10h30

Palestra: Sindi: “Vaca de Leite e Bezerro de Corte”

Arthur Abdon Targino – Diretor Secretário da Associação Brasileira dos Criadores de Sindi

11h20

Debate

11h30

Almoço

13h30

Palestra: “Desafios da Produção com Vaca Holandesa no Mato Grosso do Sul”

Rodney Guadagnin Santos – Gerente de Produção Animal do Grupo Sapé Agropastoril

14h20

Debate

14h30

Palestra: “Conforto de Vacas Leiteiras à Pasto e as Vantagens do Girolando”

José Renato Chiari – Diretor Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando

15h20

Debate

15h30

Palestra: “Atuação da ABRALEITE em Defesa dos Interesses da Classe Produtora de Leite e a Construção de Políticas Públicas para a Pecuária Leiteira”

Geraldo De Carvalho Borges – Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite

16h10

Debate

16h20

Coffee de encerramento

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas