DIVERSOS | 18/07/2019 às 16h35

Com um quarto da área colhida e mesmo com geada, SIGA mantém 10,1 milhões de toneladas para safrinha em MS

Até sexta-feira passada (12), os produtores de Mato Grosso do Sul já haviam colhido o milho segunda safra, também chamada de safrinha ou safra de inverno, de 435,386 mil hectares. Isso representa 22,7%, ou quase um quarto, dos 1,918 milhão de hectares cultivados com o cereal nesta temporada, segundo dados da mais recente circular do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SIGA), da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e Federação de Agricultura e Pecuária (Sistema Famasul).

 

O SIGA aponta que a colheita está mais avançada no norte do estado, com a média de 28,8% do total. Nessa área, produtores de Chapadão do Sul, inclusive, já superaram a marca dos 35%. Depois, vem o centro do estado, com 23,4% das lavouras colhidas e, por fim, o sul, com 21,5% de média.

 

O levantamento do SIGA aponta que mesmo com a ocorrência de geadas nos dias 6, 7 e 8 de julho, se mantém a expectativa de uma safrinha recorde de milho, 10,127 milhões de toneladas. Na circular, técnicos da entidade apontam que a ocorrência do fenômeno era esperada e que a projeção de produção do grão feita anteriormente nesse mesmo patamar, já era mais conservadora, considerando que o evento climático poderia reduzir a produtividade do milho.

 

 

O SIGA atribui esse aumento ao incremento da área cultivada de 5,73%, com a extensão das lavouras passando de 1,814 milhão de hectares, da safrinha anterior para 1,918 milhão de hectares, na atual e um salto de 25.4% na produtividade, que deve subir de 70,13 sacas por hectare para 88 sacas por hectare.

 

Segundo dados da Granos Corretora, até o dia 8 de julho, os produtores do estado haviam comercializado antecipadamente 40,32% da safrinha, um percentual seis pontos percentuais acima dos 33,57% do mesmo período do ano passado.

Fonte: G1 MS

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas