DIVERSOS | 04/05/2016 às 00h00

ABC do Cerrado iniciará capacitações técnicas em maio no SRCG

Estudantes, produtores rurais e técnicos ligados ao setor de agricultura interessados em participar do programa ABC do Cerrado já podem se inscrever. As capacitações começam no mês de maio e as assistências, sendo a segunda fase do ABC do Cerrado, a partir do mês de julho.

De acordo com o instrutor do Senar-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) Deílton Medeiros, os interessados podem informar no ato da inscrições qual ferramenta técnica é mais atrativa, tendo em vista que o ABC do Cerrado possui as linhas: sistema de plantio direto, recuperação de pastagens degradadas, ILPF-integração-lavoura, pecuária e floresta, e florestas plantadas.

Quem for participar deve estar vinculado a uma propriedade rural. Ao todo serão 56 horas de aulas no Sindicato Rural de Campo Grande. A área de produção dos participantes devem ser, inclusive, analisadas por 18 meses pela equipe de assistência técnica. As visitas começarão a partir de julho deste ano.

Inscrições e informações sobre o programa podem ser encontradas no site www.senarms.org.br.

ABC do Cerrado

O projeto tem o objetivo de contribuir com a redução dos gases de efeito estufa no território nacional por meio de quatro linhas tecnológicas que serão trabalhadas com os produtores rurais: sistema de plantio direto, recuperação de pastagens degradadas, ILPF - integração lavoura, pecuária e floresta e florestas Plantadas. 

Com isto pretende-se fomentar a agricultura de baixa emissão de carbono no bioma Cerrado, diminuir a lacuna de conhecimento dos produtores com as tecnologias e percepção de suas vantagens, além de diminuir a falta de técnicos treinados para atuar dentro do circuito das ferramentas tecnológicas.

Além de Mato Grosso do Sul, o programa ABC do Cerrado também está presente na Bahia, no Distrito Federal, em Goiás, Minas Gerais, Piauí e no Estado do Tocantins. O programa foi criado em ação conjunta do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Senar-MS e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas